Educação Física

Objetivo

Formar licenciados em Educação Física com competência científico-técnico, estruturados a partir de atitudes crítico-reflexivas, no contexto atual da cultura do movimento corporal para atuarem no âmbito da educação.

Campos de Atuação

O aluno formado por este curso atua junto aos segmentos escolares da Educação Básica, com competências para intervir no processo de produção, transformação e difusão de conhecimentos nas áreas de Educação Física, esporte, visando atender as necessidades e expectativas da comunidade. O profissional está qualificado para intervir, academicamente e profissionalmente em instituições públicas e privadas, no componente curricular da disciplina de Educação Física da Educação Básica e Profissional.

Perfil do Profissional

O Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos a Educação Física. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na escola, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Física, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima e pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Duração: 7 fases

Regime Regular Noturno e Regime especial, de fevereiro a dezembro - sextas-feiras a noite e sábados matutino e vespertino;
Período de recesso escolar - segunda a sexta feira a noturno. (Porto União)

Local:

 

  • Campus Universitário Concórdia;
  • Campus Universitário Mafra;

Coordenador Concórdia - Prof. Me. Alexandre Trevisan Schneider
E-mail: trevisan@unc.br
Coordenador Mafra - Prof. Esp. Paulo Rogério Alves Gaissler
E-mail: edfisica.mafra@unc.br


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Fluxograma de Integralização Curso de Educação Física


  • Os horários e cronogramas de aulas estão disponíveis no sistema acadêmico E-mestre/Portal do Aluno.
  • Clique aqui para acessar seu portal!

    O Sistema de Avaliação do processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Graduação da Universidade do Contestado seguem regulamentação geral e aquela estabelecida pelo professor em seu Plano de Ensino e Projeto Pedagógico de Curso.

    O processo de avaliação de ensino-aprendizagem tem caráter formativo, como processo contínuo tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências que expressam a aprendizagem do aluno.

    A verificação da aprendizagem e do desempenho acadêmico é feita de forma progressiva e/ou cumulativa, mediante instrumentos avaliativos que se constituem em um conjunto de práticas que utilizam diferentes métodos avaliativos.

    A avaliação é semestral composta de duas médias parciais: M1 e M2 para fins de inserção no sistema e-mestre da UNC.

    Para compor a M1 e M2 todas as avaliações são possíveis, dentre as quais, as tradicionais provas, poderão ser realizadas sob a forma de prova on-line (avaliação formativa no AVA), prova escrita presencial, prova oral, e as metodologias alternativas de avaliação como observação, autoavaliação, relatório, seminários, portfólio, mapa conceitual, Simulados, trabalhos em grupo, técnicas artísticas, entre outras, desde que o professor, considere que atende objetivos e resultados pretendidos face o conteúdo estudado, sem prejuízo de eventual deliberação de cada Colegiado.

    A primeira média parcial (M1), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta por prova objetiva, de múltipla escolha, realizada presencial na UNC, em data a ser fixada pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina.

    A segunda média parcial (M2), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta de prova descritiva com no mínimo 50% das questões em consonância com ENADE e em data estabelecida pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina. Os conteúdos de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), considerará no máximo 1,0 (um) ponto adicional na M2, de acordo com o desempenho do estudante nessa avaliação. Para os cursos de graduação que possuem até 40% das disciplinas na modalidade à distância, os alunos deverão realizar a M1 e M2 presencialmente no campus de acordo com o calendário institucional. As duas médias avaliativas serão compostas por prova objetiva, de múltipla escolha, correspondendo a pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) para cada média parcial.

    A avaliação final do rendimento escolar dos alunos de graduação é verificada ao final de cada período letivo, individualmente e por disciplina, abrangendo os aspectos da assiduidade (presença igual ou superior a 75%) e aproveitamento (nota final igual ou superior a 6,0), ambos eliminatórios por si mesmos. Para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no Curso de Medicina, o aluno deve obter média igual ou superior a 7,0 (sete), obedecendo à regulamentação própria.

    A nota final da disciplina corresponde à média aritmética simples das duas médias parciais (M1 e M2), expressa por notas graduadas de zero (0,0) a dez (10) não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco).

    O Sistema Acadêmico arredonda automaticamente as médias, conforme segue: I. parte decimal igual ou menor que 0,24 (zero vírgula vinte e quatro) arredondar para o inteiro menor; II. parte decimal igual ou superior a 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) arredondar para o meio acima; III. parte decimal igual ou menor que 0,74 (zero vírgula setenta e quatro) arredondar para o meio menor; e IV. parte decimal igual ou superior a 0,75 (zero vírgula setenta e cinco) arredondar para o inteiro acima.

    É obrigatória a inclusão no Plano de Ensino da disciplina de todo conteúdo que possa ser exigido em avaliações, o qual deverá ter sido ministrado em sala de aula ou disponibilizado no portal online.

    O professor poderá realizar avaliações que contemplem conteúdos de semestres anteriores, mediante comunicação prévia aos alunos, em observância ao caráter cumulativo do processo de ensino-aprendizagem.

    Fica estabelecido que os resultados de cada avaliação de aprendizagem deverão ser divulgados pelo professor no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a contar da data de sua realização.

    Para fins de equalização de conhecimento, e em conformidade com decisão do Colegiado do Curso, é realizada a Avaliação Cumulativa (AC), composta por todo o conteúdo do semestre, limitada a 40 itens. Na mesma sistemática, são elaboradas provas de formação geral e de conhecimento específico, nos mesmos moldes da prova do ENADE. Essa estrutura permite comparar o desempenho dos alunos da UNC com o de estudantes de cursos equivalentes em todo o país. Com essa referência, torna-se possível acompanhar o progresso dos alunos ao longo dos diferentes períodos da graduação, bem como gerar diagnósticos acadêmicos que subsidiem futuras tomadas de decisão.

    Vestibular Presencial

    Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação, em especial para Medicina. O vestibular pode ser operacionalizado pelo Sistema ACAFE ou pela própria instituição.

    Vestibular Digital UnC

    Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação no próprio portal do sistema e-mestre.

    Processo Seletivo por Mérito

    O vestibulando ao optar pelo processo seletivo por Mérito escolar participa da classificação por meio da sua nota no ENEM, quando se trata do curso de Medicina ou pela classificação da media do Histórico Escolar do Ensino Médio para outros cursos.

    Reingresso

    O reingresso é o retorno aos estudos do acadêmico que não tenha concluído seu curso por motivo de desistência. O interessado requer o retorno, e em havendo vaga, é matriculado no curso de acordo com a matriz curricular em vigor, exceto para o Curso de Medicina.

    Ingresso por Transferência

    As vagas remanescentes dos cursos são ofertadas por Edital de transferência, considerando a existência de vínculo acadêmico com outra instituição.

    REOPÇÃO: O acadêmico da UnC que desejar mudar de curso, poderá fazer a reopção de curso, exceto para o curso de Medicina.

    Portador de Diploma

    Com uma graduação já concluída o candidato requer seu ingresso em determinado curso, exceto para o Curso de Medicina.