CPA

Avaliação Institucional

A UnC tem como visão ser uma universidade de excelência em ensino, pesquisa e extensão e com esse propósito conduz suas ações. Estas ações representam todos os esforços que são realizados visando atingir esse objetivo com maestria.

A UnC tem como visão ser uma universidade de excelência em ensino, pesquisa e extensão e com esse propósito conduz suas ações. Estas ações representam todos os esforços que são realizados visando atingir esse objetivo com maestria.

  • 1) Avaliação Interna: Autoavaliação Institucional internamente conduzida pela Comissão Própria de Avaliação.
  • 2) Avaliação Externa que compreende:
  • a) Avaliação Institucional;
  • b) Avaliação dos Cursos de Graduação;
  • c) ENADE (Exame Nacional de desempenho de Estudantes).

 

O Programa de Avaliação Institucional da UnC possibilita a verificação e o aperfeiçoamento da qualidade acadêmica e dos processos de gestão e tem como objetivos:

  • I) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária da UnC;
  • II) Apontar alternativas para a consecução do planejamento institucional da UnC;
  • III) Demonstrar as realizações desenvolvidas pela UnC no ensino, pesquisa e extensão;
  • IV) Verificar o efeito/impacto de sua presença institucional e atuação no contexto social;
  • V) Redimensionar as ações da Universidade a partir das perspectivas interna e externa;
  • VI) Oferecer subsídios para a contínua revisão/melhoria da estrutura organizacional.

 

Os processos avaliativos realizados na UnC, estão organizados em cinco Eixos, contemplando as dez dimensões do SINAES:

  • Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação Institucional).
  • Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição).
  • Eixo 3 - Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão), 4 (comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Docentes).
  • Eixo 4 - Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira).
  • Eixo 5 - Infraestrutura Física: compreende a dimensão 7 (Infraestrutura Física).

O resultado do processo de avaliação conduz as ações da administração institucional, pois traduz os anseios de toda comunidade acadêmica.

O que é CPA

Nos termos da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual instituiu Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, toda Instituição, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da Instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

A Comissão Própria de Avaliação tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e demais Órgãos Colegiados da UnC, sendo composta por representante docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa. A CPA tem como responsabilidade a organização da avaliação na Universidade do Contestado, atendendo a Lei do SINAES e o estabelecido na Resolução UnC-CONSUN nº 036/2014.

Composição da Comissão Própria de Avaliação– CPA

Segmento Docente
Celi Teresinha Araldi Favassa (modalidade a distância) – Coordenadora
Maristela Povaluk (modalidade presencial)
Marilene Teresinha Stroka (Suplente)

Segmento Técnico Administrativo
Rosangela Tereza Triques
Chimene Jinielle de Almeida
João Paula de Sá (Suplente)

Segmento Discente
Robson Yori Juraszek (modalidade a distância)
Yasmin Sokolski (modalidade presencial)
Aryeu Silveira (Suplente)

Segmento da Comunidade Externa
Tadeu David Geronasso
Marise Valério Bráz de Oliveira
Salete Assen (Suplente)

Ato de Designação

Ato de Designação: Portaria UnC nº 044/2021, 19 de abril de 2021

Período de Mandato da CPA: 03 (três) anos

Ato Legal da CPA: Resolução UnC-CONSUN nº036/2014

Funções da CPA

A CPA tem as seguintes funções:

  • I. Acompanhar, supervisionar e avaliar os processos e resultados da Avaliação Institucional que comporão o relatório da autoavaliação institucional;
  • II. Analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;
  • III. Formular propostas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das atividades institucionais, com relação ao ensino, pesquisa e extensão;
  • IV. Realizar reuniões ordinárias e extraordinárias sempre que convocada pela coordenação da CPA.

Relatórios de Avaliação Institucional ? CPA

  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2023
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2022
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2021 ? Ciclo 2018-2021
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2020
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2019
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2018
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2017 ? Ciclo 2015-2017
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2016 ? Ciclo 2015-2017
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2015 ? Ciclo 2015-2017
  • > Relatório de Avaliação Institucional Ano-Base 2014 ? Ciclo 2013-2015
  • > Relatório de Avaliação Institucional 2013
  • > Relatório Avaliação Institucional ? Ciclo 2009-2012
  • > Relatório de Avaliação Institucional 2010
  • > Relatório de Avaliação Institucional 2009
  • > Relatório de Avaliação Institucional 2006
  • > Manual Informativo ? Implementação da Avaliação Institucional 2006

 

Legislação

Serviços à Comunidade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), consiste em uma prova realizada trienalmente para cada área do conhecimento, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos específicos do curso em que está matriculado. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para emissão do histórico escolar.