Medicina
Objetivo
O Curso de Medicina da UNC proporciona formação de médicos humanistas, críticos e reflexivos, aptos para atuar na prevenção, recuperação e manutenção das funções físicas e orgânicas do ser humano, com base em conhecimentos científicos e técnicos que permitam desenvolver a Medicina de acordo com os princípios éticos e legais.
Objetivo do Curso
Formar médicos com competências e habilidades para atender o ser humano de forma preventiva e curativa, em todos os níveis de complexidade envolvidos na prática médica e capacitados para atuarem como agentes de transformação da sociedade comprometidos com as políticas públicas e socialmente responsáveis por seus atos.
Perfil Profissional do Egresso
Médico com formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.
Campos de Atuação
O Médico trabalha no serviço de saúde público ou privado. Atua no nível primário em unidades básicas de saúde, na comunidade, em ambulatórios gerais e pronto-socorros; no nível secundário em ambulatórios de especialidade e no nível terciário em hospitais. Em instituições de pesquisa; em clínicas e em consultórios públicos, privados ou da saúde complementar, em planos de saúde e em convênios médicos. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
Duração: 6 anos
Regime Regular Diurno
Local:
Campus Universitário Concórdia
Campus Universitário Mafra
Campus Universitário Porto União
Coordenador Concórdia - Profª. Kelen Christina Alves Bezzerra
E-mail: medicina.concordia@unc.br
Coordenadora Mafra - Profª. Esp. Glaucia Braga Reitmeyer
E-mail: medicina.mafra@unc.br
Coordenador Porto União - Prof. Dr. Marco Antonio Schueda
E-mail: medicina.pu@unc.br
Fluxograma de Integralização Curso de Medicina

O Sistema de Avaliação do processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Graduação da Universidade do Contestado seguem regulamentação geral e aquela estabelecida pelo professor em seu Plano de Ensino e Projeto Pedagógico de Curso.
O processo de avaliação de ensino-aprendizagem tem caráter formativo, como processo contínuo tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências que expressam a aprendizagem do aluno.
A verificação da aprendizagem e do desempenho acadêmico é feita de forma progressiva e/ou cumulativa, mediante instrumentos avaliativos que se constituem em um conjunto de práticas que utilizam diferentes métodos avaliativos.
A avaliação é semestral composta de duas médias parciais: M1 e M2 para fins de inserção no sistema e-mestre da UNC.
Para compor a M1 e M2 todas as avaliações são possíveis, dentre as quais, as tradicionais provas, poderão ser realizadas sob a forma de prova on-line (avaliação formativa no AVA), prova escrita presencial, prova oral, e as metodologias alternativas de avaliação como observação, autoavaliação, relatório, seminários, portfólio, mapa conceitual, Simulados, trabalhos em grupo, técnicas artísticas, entre outras, desde que o professor, considere que atende objetivos e resultados pretendidos face o conteúdo estudado, sem prejuízo de eventual deliberação de cada Colegiado.
A primeira média parcial (M1), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta por prova objetiva, de múltipla escolha, realizada presencial na UNC, em data a ser fixada pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina.
A segunda média parcial (M2), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta de prova descritiva com no mínimo 50% das questões em consonância com ENADE e em data estabelecida pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina. Os conteúdos de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), considerará no máximo 1,0 (um) ponto adicional na M2, de acordo com o desempenho do estudante nessa avaliação. Para os cursos de graduação que possuem até 40% das disciplinas na modalidade à distância, os alunos deverão realizar a M1 e M2 presencialmente no campus de acordo com o calendário institucional. As duas médias avaliativas serão compostas por prova objetiva, de múltipla escolha, correspondendo a pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) para cada média parcial.
A avaliação final do rendimento escolar dos alunos de graduação é verificada ao final de cada período letivo, individualmente e por disciplina, abrangendo os aspectos da assiduidade (presença igual ou superior a 75%) e aproveitamento (nota final igual ou superior a 6,0), ambos eliminatórios por si mesmos. Para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no Curso de Medicina, o aluno deve obter média igual ou superior a 7,0 (sete), obedecendo à regulamentação própria.
A nota final da disciplina corresponde à média aritmética simples das duas médias parciais (M1 e M2), expressa por notas graduadas de zero (0,0) a dez (10) não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco).
O Sistema Acadêmico arredonda automaticamente as médias, conforme segue: I. parte decimal igual ou menor que 0,24 (zero vírgula vinte e quatro) arredondar para o inteiro menor; II. parte decimal igual ou superior a 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) arredondar para o meio acima; III. parte decimal igual ou menor que 0,74 (zero vírgula setenta e quatro) arredondar para o meio menor; e IV. parte decimal igual ou superior a 0,75 (zero vírgula setenta e cinco) arredondar para o inteiro acima.
É obrigatória a inclusão no Plano de Ensino da disciplina de todo conteúdo que possa ser exigido em avaliações, o qual deverá ter sido ministrado em sala de aula ou disponibilizado no portal online.
O professor poderá realizar avaliações que contemplem conteúdos de semestres anteriores, mediante comunicação prévia aos alunos, em observância ao caráter cumulativo do processo de ensino-aprendizagem.
Fica estabelecido que os resultados de cada avaliação de aprendizagem deverão ser divulgados pelo professor no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a contar da data de sua realização.
Para fins de equalização de conhecimento, e em conformidade com decisão do Colegiado do Curso, é realizada a Avaliação Cumulativa (AC), composta por todo o conteúdo do semestre, limitada a 40 itens. Na mesma sistemática, são elaboradas provas de formação geral e de conhecimento específico, nos mesmos moldes da prova do ENADE. Essa estrutura permite comparar o desempenho dos alunos da UNC com o de estudantes de cursos equivalentes em todo o país. Com essa referência, torna-se possível acompanhar o progresso dos alunos ao longo dos diferentes períodos da graduação, bem como gerar diagnósticos acadêmicos que subsidiem futuras tomadas de decisão.
Vestibular Presencial
Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação, em especial para Medicina. O vestibular pode ser operacionalizado pelo Sistema ACAFE ou pela própria instituição.
Vestibular Digital UnC
Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação no próprio portal do sistema e-mestre.
Processo Seletivo por Mérito
O vestibulando ao optar pelo processo seletivo por Mérito escolar participa da classificação por meio da sua nota no ENEM, quando se trata do curso de Medicina ou pela classificação da média do Histórico Escolar do Ensino Médio para outros cursos.
Ingresso por Transferência
As vagas remanescentes dos cursos são ofertadas por Edital de transferência, considerando a existência de vínculo acadêmico com outra instituição.