Psicologia | INSCREVA-SE JÁ!

Objetivo

Formar psicólogos capazes de atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, com uma visão crítica diante dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos da sua região, contribuindo para a transformação social, comprometida com a ética nas relações com o paciente/cliente, instituições, colegas de profissão e no trabalho interdisciplinar com outras áreas de conhecimento.

Campos de Atuação

O aluno formado por este curso atuará nos contextos clínicos, organizacionais e escolares, bem como nos campos emergentes de atuação do psicólogo, criados de acordo com as demandas e necessidades sociais da região em que está inserido.

Perfil Profissional

O profissional da Psicologia está apto a identificar, planejar, desenvolver avaliar e reavaliar as ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial. Capacidade de avaliar suas decisões, de forma sistematizada e científica, e, procurar constante aprimoramento profissional, bem como fazer a autoavaliação de seus procedimentos que devem estar pautados no comprometimento ético e político com a vida. Profissional preparado para assumir posições de liderança, de gerenciamento de equipes multi-profissionais.

Duração do curso: 05 anos

Regime Regular Noturno e sábados

Local:

 

  • Campus Universitário Canoinhas
  • Campus Universitário Concórdia
  • Campus Universitário Mafra
  • Campus Universitário Porto União
  • Campus Universitário Rio Negrinho

Coordenadora Canoinhas - Profª. Esp. Paola Malacoski Schimingoski
E-mail: psicologia.canoinhas@unc.br

Coordenadora Concórdia - Profª. Me. Liani Hanauer Favretto
E-mail: psicologia.concordia@unc.br

Coordenadora Mafra - Profª. Me. Ivonete Emmerich Pacheco
E-mail: psicologia.mafra@unc.br

Coordenadora Porto União - Profª. Esp. Carol Maltauro Wechorkowski
E-mail: psicologia.pu@unc.br

Coordenadora Rio Negrinho - Profª. Me. Santa Cecília Marques Herzog
E-mail: psicologia.rn@unc.br


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Fluxograma de Integralização Curso de Psicologia


  • Os horários e cronogramas de aulas estão disponíveis no sistema acadêmico E-mestre/Portal do Aluno.
  • Clique aqui para acessar seu portal!

    Campus Professor Curriculum Lattes
    Canoinhas JEFERSON OSTROSKI MARTINS http://lattes.cnpq.br/6574502661930518
    Canoinhas JULIANA GONTAREK AUGUSTO http://lattes.cnpq.br/8467282868700491
    Canoinhas MARCELO MENDONÇA DOS SANTOS http://lattes.cnpq.br/4701512792720160
    Canoinhas PAOLA MALACOSKI SCHIMINGOSKI http://lattes.cnpq.br/4721553929526365
    Canoinhas PRINCELA SANTANA DA CRUZ http://lattes.cnpq.br/8098484213063075
    Canoinhas RENATA CARVALHO NASCIMENTO DE FREITAS http://lattes.cnpq.br/7576422524682819
    Canoinhas TAYLOR FUCK http://lattes.cnpq.br/8352497939725160
    Concórdia ADRIANA DAIANA DE OLIVEIRA http://lattes.cnpq.br/1055499622096619
    Concórdia AMANDA PALUDO http://lattes.cnpq.br/2331354030163459
    Concórdia ANA PATRICIA ALVES VIEIRA PARIZOTTO http://lattes.cnpq.br/6736230032499552
    Concórdia DAIANE TAÍS KANIGOSKI http://lattes.cnpq.br/8291338385437873
    Concórdia DANIELE PORT http://lattes.cnpq.br/0718582993963224
    Concórdia LIANI MARIA HANAUER FAVRETTO http://lattes.cnpq.br/8502081174329646
    Concórdia SILVANA ESCARIO http://lattes.cnpq.br/5864004187137738
    Mafra ALINE DANIELA SAUER http://lattes.cnpq.br/7948977192122325
    Mafra ANTONIO CARLOS MATTAR MUNHOZ http://lattes.cnpq.br/4177048740455369
    Mafra CLÁUDIA MARA WITT RATOCHINSKI http://lattes.cnpq.br/6709423027944014
    Mafra DENISE APARECIDA DE ARAUJO KALIL LUZ http://lattes.cnpq.br/2931669414455629
    Mafra GISELLE CAROLINE FUCHS http://lattes.cnpq.br/0443221546738375
    Mafra IVONETE EMMERICH PACHECO http://lattes.cnpq.br/6529291366125090
    Mafra PRINCELA SANTANA DA CRUZ http://lattes.cnpq.br/8098484213063075
    Mafra RENATA CARVALHO NASCIMENTO DE FREITAS http://lattes.cnpq.br/7576422524682819
    Porto União CAROL MALTAURO WECHORKOWSKI http://lattes.cnpq.br/5459750219344019
    Porto União DENNYS KEYITI SHINTAKU http://lattes.cnpq.br/2792776259395249
    Porto União FERNANDA DE FREITAS DA SILVA http://lattes.cnpq.br/5576012898908415
    Porto União GIULIANO METELSKI http://lattes.cnpq.br/0528523836268440
    Porto União JOÃO VICTOR GUIMARÃES MACIEL http://lattes.cnpq.br/0601336560262378
    Porto União MARCELO MENDONÇA DOS SANTOS http://lattes.cnpq.br/4701512792720160
    Porto União MARIS STELA DA LUZ STELMACHUK http://lattes.cnpq.br/6798293531870802
    Rio Negrinho ALEXANDRA DESTRI BACIC http://lattes.cnpq.br/9521878911584824
    Rio Negrinho ALEXANDRE RIGONI GONÇALVES http://lattes.cnpq.br/4153902583004378
    Rio Negrinho CRISTIANE ELISA RIBAS BATISTA http://lattes.cnpq.br/0682289844240331
    Rio Negrinho GISELLE CAROLINE FUCHS http://lattes.cnpq.br/0443221546738375
    Rio Negrinho SANTA CECILIA MARQUES HERZOG http://lattes.cnpq.br/0280950522745856

    O Sistema de Avaliação do processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Graduação da Universidade do Contestado seguem regulamentação geral e aquela estabelecida pelo professor em seu plano de ensino e Projeto Pedagógico de Curso.

    O processo de avaliação de ensino-aprendizagem tem caráter formativo, como processo contínuo tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências que expressam a aprendizagem do aluno.

    A verificação da aprendizagem e do desempenho acadêmico é feita de forma progressiva e/ou cumulativa, mediante instrumentos avaliativos que se constituem em um conjunto de práticas que utilizam diferentes métodos avaliativos. 

    A avaliação é semestral composta de duas médias parciais: M1 e M2 para fins de inserção no sistema e- mestre da UnC. Para compor a M1 e M2 todas as avaliações são possíveis, dentre as quais, as tradicionais provas, poderão ser realizadas sob a forma de prova on-line (avaliação formativa no AVA), prova escrita presencial, prova oral, e as metodologias alternativas de avaliação como observação, autoavaliação, relatório, seminários, portfólio, mapa conceitual, Simulados, trabalhos em grupo, técnicas artísticas, entre outras, desde que o professor, considere que atende objetivos e resultados pretendidos face o conteúdo estudado, sem prejuízo de eventual deliberação de cada Colegiado.

    As avaliações poderão ser realizadas nos laboratórios vinculadas aos cursos, em salas de aula, em ambientes coletivos de aprendizagem, e no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (software), que disponibiliza ferramentas ou interfaces para promover a comunicação que  podem ser síncronas ou assíncronas. As Síncronas promovem a comunicação entre aluno e professor em tempo real, como chat, fóruns, tarefas, wiki, lição e questionários permitindo o acompanhamento e avaliação de aprendizagem,  pautado na interatividade que ocorre a partir da troca de mensagens postadas no AVA, estratégias estas que potencializam a avaliação considerando  a interação do professor-estudante, tutor-estudante e professor-tutor. As ferramentas assíncronas possibilita a comunicação em momentos distintos, possibilitando ao aluno uma reflexão do que escrever, permitindo o registro de informações para que possam ser analisadas posteriormente

    A primeira média parcial (M1), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta por prova objetiva, de múltipla escolha, realizada em sistema on-line, em data a ser fixada pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina, sem qualquer suspensão das demais aulas, não podendo haver cumulação de mais de uma prova por dia e duas por semana.

    A segunda média parcial (M2), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta de prova escrita presencial nos moldes e data estabelecida pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina.

    O professor deve indicar a pontuação atribuída a cada atividade e/ou questão avaliativa.

    A avaliação final do rendimento escolar dos alunos de graduação é verificada ao final de cada período letivo, individualmente e por disciplina, abrangendo os aspectos da assiduidade (presença igual ou superior a 75%) e aproveitamento (nota final igual ou superior a 6,0), ambos eliminatórios por si mesmos.

    A nota final da disciplina corresponde à média aritmética simples das duas médias parciais (M1 e M2), expressa por notas graduadas de zero (0,0) a dez (10) não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero virgula cinco).

    O Sistema Acadêmico arredonda automaticamente as médias, conforme segue: I. parte decimal igual ou menor que 0,24 (zero vírgula vinte e quatro) arredondar para o inteiro menor; II. parte decimal igual ou superior a 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) arredondar para o meio acima; III. parte decimal igual ou menor que 0,74 (zero vírgula setenta e quatro) arredondar para o meio menor; e IV. parte decimal igual ou superior a 0,75 (zero vírgula setenta e cinco) arredondar para o inteiro acima.

    Todo conteúdo que for requerido na prova deve ter sido, obrigatoriamente, ministrado em sala de aula e também deve estar previsto no Plano de Ensino da disciplina.

    O professor poderá ainda realizar provas com conteúdos de semestres anteriores, desde que comunicado aos alunos, em razão do processo de ensino-aprendizagem ser cumulativo.

    É obrigatória a divulgação pelo professor dos resultados de cada avaliação de aprendizagem no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, após a realização dos mesmos.

    Para fins de equalização de conhecimento, conforme decisão do colegiado do curso é realizada Avaliação Cumulativa (AC), que é composta por todo o conteúdo do semestre no limite de 40 itens. Na mesma sistemática são elaborados provas de  formação geral e  de conhecimento específico, nos mesmos moldes da prova do ENADE. Essa modelagem permite comparar o desempenho dos alunos da UnC em relação aos estudantes brasileiros do respectivo curso. Com essa escala de referência é possível a investigação do progresso desses alunos durante os diferentes períodos da graduação, servindo de instrumento para diagnósticos acadêmicos que possam servir de base para futuras tomadas de decisões.

    Vestibular Presencial

    Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação, em especial para Medicina. O vestibular pode ser operacionalizado pelo Sistema ACAFE ou pela própria instituição.

    Vestibular Digital UnC

    Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação no próprio portal do sistema e-mestre.

    Processo Seletivo por Mérito

    O vestibulando ao optar pelo processo seletivo por Mérito escolar participa da classificação por meio da sua nota no ENEM, quando se trata do curso de Medicina ou pela classificação da media do Histórico Escolar do Ensino Médio para outros cursos.

    Reingresso

    O reingresso é o retorno aos estudos do acadêmico que não tenha concluído seu curso por motivo de desistência. O interessado requer o retorno, e em havendo vaga, é matriculado no curso de acordo com a matriz curricular em vigor, exceto para o Curso de Medicina.

    Ingresso por Transferência

    As vagas remanescentes dos cursos são ofertadas por Edital de transferência, considerando a existência de vínculo acadêmico com outra instituição.

    REOPÇÃO: O acadêmico da UnC que desejar mudar de curso, poderá fazer a reopção de curso, exceto para o curso de Medicina.

    Portador de Diploma

    Com uma graduação já concluída o candidato requer seu ingresso em determinado curso, exceto para o Curso de Medicina.