UnC recepciona calouros da 5ª turma de Medicina


  • 7 de Agosto de 2019

A Universidade do Contestado recepcionou os acadêmicos calouros da 5ª Turma de Medicina com a Cerimônia do Jaleco e Aula Inaugural de abertura do novo semestre letivo no Campus de Mafra, nesta segunda-feira, 05.

Os 36 calouros de Medicina receberam os jalecos dos pais, ato que simboliza o ingresso do estudante no ambiente universitário e o compromisso com a área da saúde, momento que emocionou os familiares. Integraram a mesa oficial a Reitora Solange Sprandel da Silva, o Vice-reitor, Luciano Bendlin; Pró-reitora de Ensino, Marilene Stroka, Diretor do Campus de Mafra, Ivan Rech e o Coordenador do Curso, Jonas de Mello Filho.  

A aula Magna "Inteligência Emocional para o Mundo V.u.c.a”, ministrada pela professora e Psicóloga Tainara Nesi, buscou fortalecer as habilidades da inteligência como senso de propósito, flexibilidade e resiliência. Tainara é Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Psicologia e Coaching profissional pelo Instituto Brasileiro de Coaching e pela Faculdade Monteiro Lobato, com cursos na área de Leader Coach e Analista 360º.

Rafaela e Vera Lucia, mãe e avó do calouro João Pedro Pedroni de Souza, comemoram a conquista, apesar do coração apertado diante do novo desafio. “É um momento emocionante, dá um frio na barriga, mas temos certeza que tudo dará certo”, afirma Rafaela, moradores de Itajaí.  

Heloisa Tello Mafra, namorada de João Pedro, e também caloura de Medicina, disse estar muito feliz, principalmente porque sempre sonhou em cursar medicina e seguir a carreira da mãe. 

O Coordenador do Curso, Jonas de Mello Filho, destacou que a cerimônia do Jaleco é de extrema importância, pois estabelece o importante vínculo com o aluno e com os pais e familiares, significando a passagem do aluno no vestibular e a sua chegada  no ambiente da Medicina. “O Jaleco, sendo o símbolo da Medicina, o aluno já sente a responsabilidade social, e isso favorece a dedicação na área.”, destaca.

A Reitora Solange deu boas-vindas aos alunos, destacando “a importância do momento como um marco na vida pessoal e profissional dos acadêmicos de Medicina, e o compromisso da UnC na formação de cada um dos futuros médicos que iniciam sua jornada”.

 

 Orgulho

“Início de um sonho, estamos muito felizes. Ela sempre se viu médica. É um orgulho, pois mesmo com a carinha de bebê, a Camila é muito focada e faz parte dessa nova geração, sabe onde quer chegar”.

Gisele Machado Mathias - Mãe da acadêmica Camila

 

“Hoje, passa um filme na minha cabeça, desde que a Camila era pequena, e o início do curso, marca o início da terceira geração de médicos em nossa família. Temos que destacar a importância do Curso de Medicina para a cidade de Mafra e o quanto significa esse momento, reunindo alunos dos três estados da região Sul do país para interagirem e contribuírem para o desenvolvimento da cidade”.

Cirurgião Geral Vanius Domigues D´Avila – pai de Camila

Santana do Livramento/RS