Egresso da UnC lança livro “Como a Genética Transformou o Mundo”


  • 25 de Maio de 2020

Você sabia que a forma como nos alimentamos, nos medicamos, nos conhecemos e até mesmo nos relacionamos está diretamente relacionada à genética? Parece incrível, mas a genética está presente em nosso dia a dia e tem sido abordada com frequência pela mídia nacional e internacional quando o assunto é o sequenciamento genético do novo coronavírus.

E desmistificar a genética para o público não acadêmico foi o que motivou o biólogo Jorge A. P. Marchesi, egresso do Curso de Ciências Biológicas da UnC Concórdia, a escrever o livro “Como a Genética Transformou o Mundo”.  “O livro nasceu de uma vontade antiga de apresentar para a comunidade como essa área das ciências naturais – odiada por muitos e amada por poucos – ajudou a moldar a realidade que vivemos hoje. Assim, a obra foi idealizada não como um material para consulta científica, mas sim um material para fazer pensar, refletir, desmistificar e, o que mais amo, ensinar”, destaca.

            Atualmente residindo em Ribeirão Preto (SP), Jorge concluiu o curso na UnC em 2015. Desde a graduação esteve envolvido com a iniciação científica, participando de projetos de pesquisa, ações de extensão, incluindo um intercâmbio na Espanha. Desde então nunca parou de estudar. Jorge é Mestre em Genética e Melhoramento Animal pela UNESP e atualmente doutorando em Ciências (Genética) pela USP. Ele atua nas áreas de pesquisa em epigenética e reprodução, e de ensino com projetos de divulgação e educação científica. “Percebi ao longo dos anos que, apesar de produzirmos muitas pesquisas que são publicadas em periódicos internacionais, não nos damos conta que estes estudos não chegam às pessoas comuns, ao moradores do bairro ao lado da universidade, por exemplo”. Jorge se deu conta dessa realidade quando esteve em contato com alunos e professores de escolas públicas da região. “Assim, decidi escrever sobre isso de maneira acessível a todos,  mostrando como a genética está presente em nossa rotina”, enfatiza.

Para Jorge, o momento atual traz a reflexão sobre a importância da ciência e da iniciação científica para a sociedade. E neste cenário, as universidades têm papel primordial na disseminação do conhecimento. “Grandes instituições de pesquisa propiciam meios para os alunos do ensino superior terem condições para desenvolverem iniciação científica e a universidade é o local de maior aprendizado. Participar dos projetos durante a minha graduação na UnC foi fundamental para moldar o profissional que sou hoje. Independente da área de atuação, todos os acadêmicos deveriam estar envolvidos com a iniciação científica na universidade”, enfatiza.

Na sua pesquisa de doutorado, Jorge busca entender como mecanismos epigenéticos controlam o desenvolvimento embrionário, e como essas informações biológicas são transmitidas através de pais para filhos. A epigenética estuda alterações químicas do DNA, mas que não alterarão a informação genética, e que são herdáveis. Muitas destas alterações ocorrem em resposta ao ambiente por exemplo. Erros ou alterações nestes mecanismos podem levar ao desenvolvimento de doenças crônicas como o diabetes, ou até mesmo o câncer.

A obra “Como a Genética Transformou o Mundo” está disponível para venda pela editora Clube dos Autores e em diversas livrarias, como Amazon, Americanas e Submarino.