Projeto apoiado pela UnC é indicado pela UNESCO à Geoparque Mundial


  • 27 de Maio de 2020

A Universidade do Contestado, por meio da equipe de pesquisadores do Centro Paleontológico (CENPALEO) desenvolveu trabalho de mapeamento de paleotocas no Território Geoparque Cânions do Sul. A parceria rendeu resultados positivos e o Geoparque está na lista oficial de novos territórios candidatos à Geoparque Mundial que serão submetidos à avaliação este ano.

A notícia foi dada pelo Diretor Executivo do Consórcio Público Intermunicipal Caminhos do Cânions do Sul, Gislael Floriano, que agradeceu à reitora Solange Sprandel da Silva o apoio ao projeto. “Agradecemos à equipe do Cenpaleo e a carta de apoio da UnC à candidatura de nosso território a um futuro Geoparque Mundial da UNESCO” .

O projeto é formado pelos municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres (no Rio Grande do Sul), Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande (em Santa Catarina).

A reitora Solange conta que a UnC apoia o projeto desde 2017, trabalhando diretamente nas investigações das paleotocas gigantes. Essas estruturas são conhecidas pelo seu conteúdo paleontológico único e o território Sul é certamente um dos locais mais condensados ??e bem preservados para sua observação.  “Acreditamos que o estabelecimento do Geoparque nesta região promoverá não apenas a preservação do arcabouço geológico, biológico, geográfico e cultural, mas principalmente, impulsionará a pesquisa e a comunicação científica, por isso a UnC, como instituição promotora de conhecimento, apoia e recomenda o projeto Caminhos dos Cânions do Sul para os Geoparques Globais da UNESCO”, destacou a professora Solange.  

SAIBA MAIS

O Geoparque Cânions do Sul, junto com o Seridó, de Rio Grande do Norte, representa o Brasil entre os 20 projetos, em diferentes continentes, que entraram no processo de avaliação. Atualmente, a Unesco conta com 147 Geoparques em 41 países. No país, há apenas um: o Geoparque Araripe, no Ceará.

De acordo com a Unesco, para ser designada como Geoparque, a área deve ter patrimônio geológico de valor internacional. Isso é verificado por profissionais científicos que fazem uma avaliação global comparativa. Também são considerados como aspectos fundamentais para o reconhecimento: estrutura de gestão, visibilidade e colaboração em rede com outros geoparques.