Pandemia: a superação dos alunos UnC na produção de conhecimento


  • 28 de Julho de 2020

A produção de pesquisas que possam contribuir com o desenvolvimento da sociedade é um dos propósitos da iniciação científica aplicada nos cursos de graduação da UnC. Com este viés, os alunos têm a oportunidade de desenvolver estudos aliando o conhecimento adquirido ao longo da carreira universitária com as metas profissionais.

Exemplo disso é a pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Lucas Althaus (foto), do Curso de Educação Física do Campus Concórdia. Ele elaborou um plano de negócios para um novo empreendimento na área do futebol amador. A proposta é trabalhar com treinamento personalizado para os adeptos do futebol, oferecendo fortalecimento muscular e preparação física com base nas técnicas usadas no futebol de campo. “Realizei um levantamento de dados e observei que há uma lacuna nesta área, qual pretendo atuar”, explica.

Lucas já atua na área como preparador de goleiros da categoria de base do Concórdia Atlético Clube, Sub 15 e Sub 17 e a experiência incentivou a desenvolver a pesquisa.  

Já acadêmica Tainá Francisca Arrial buscou identificar o avanço das condições físicas das atletas do time de Handebol feminino de Concórdia nos anos de 2019 e 2020. “Com base na análise dos dados antropométricos e físicos das atletas foi possível realizar uma correlação com a literatura e identificar que o grupo estava em melhores condições físicas na pré-temporada de 2020”, explica. O próximo passo, segundo Tainá, é enviar a pesquisa para publicação em periódicos da área, e aprofundar os estudos nesta modalidade esportiva.

O Coordenador do Curso, Alexandre Trevisan Schneider, destaca a qualidade do nível dos trabalhos produzidos pelos alunos no TCC. “Observamos dedicação, compromisso e inovação de nossos estudantes na hora de realizar a pesquisa, mesmo diante das dificuldades provocadas pela pandemia. Além disso, em Concórdia mais de 90% das instituições da área de esporte e lazer contam com a presença de um profissional formado pela UnC”, pontua.

Outro aspecto importante foram as pesquisas desenvolvidas na área do empreendedorismo, envolvendo inclusive a presença de professores de outros cursos, como Administração.  “A pandemia trouxe uma preocupação inicial, mas fez os alunos repensarem novas ideias, gerando oportunidades. Estamos felizes e os docentes do colegiado estão de parabéns. Que a pesquisa do TCC em Educação Física possa também gerar rentabilidade em um futuro próximo aos alunos”, destaca Alexandre.