Tecnologia focada na sustentabilidade ambiental


  • 31 de Julho de 2020

O professor Marcos Paulo Hirth, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UnC, Campus de Canoinhas, apresentou a tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
A pesquisa abordou o tema “Desenvolvimento de conversores CC-CC bidirecionais não isolados e com elevada taxa de conversão estática derivados das estruturas SEPIC e ?uk”. O foco do estudo é propor novas topologias de conversores estáticos para realizar o processamento eletrônico de energia, os quais podem ser utilizados em veículos híbridos e elétricos, por exemplo, ou ainda aplicado no processamento de fontes renováveis e alternativas de energia, como a solar fotovoltaica, aonde se deseje o armazenamento em baterias.

Segundo o Dr. Marcos Paulo Hirth, os combustíveis fósseis são usados em larga escala para a locomoção de pessoas e cargas. Esses combustíveis ainda são a principal fonte motriz dos veículos de locomoção dos dias atuas, sejam estes leves ou pesados, tanto em países desenvolvidos quanto em países subdesenvolvidos, trazendo consequências para o meio ambiente, danificando a camada de ozônio, poluindo o ar e contribuindo para o aquecimento global. Porém, as perspectivas das últimas décadas apontam um caminho mais otimista. No Brasil, a matriz energética renovável está sendo ampliada com recursos provenientes, em sua maioria, da iniciativa privada, fomentando o desenvolvimento dessas fontes de energia. Desta forma, explica o professor, a pesquisa visa agregar conhecimento para a produção de novas tecnologias que possam contribuir com o desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. “Poderíamos pensar na proposta de desenvolvimento desses conversores bidirecionais de elevado ganho e rendimento para acionamento do trem de força de um veículo híbrido ou elétrico, propor a conversão de veículos convencionais ou ainda contribuir para a futuras manutenções destes”, explica.