Professor da UnC tem projeto aprovado em edital internacional


  • 14 de Setembro de 2020

O Coordenador do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, professor Alexandre Assis Tomporoski, foi contemplado com bolsa de mobilidade acadêmica da Fundación Carolina, da Espanha, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa e atividades acadêmicas na Universidade de Granada, situada na Comunidade Autônoma de Andaluzia. Atualmente, a Fundación Carolina é a principal instituição espanhola de fomento à mobilidade acadêmica, destinando bolsas a projetos submetidos por pesquisadores de países considerados prioritários pela política externa da Espanha, ou seja, Estados Unidos, China, Índia e Ibero-América.

Na Universidade de Granada, o professor Alexandre será supervisionado pelo professor José Castillo Ruiz, Catedrático de Patrimônio Histórico e coordenador do projeto que originou a categoria de Patrimônio Agrário, a qual possibilita a elaboração de estratégias alternativas de desenvolvimento regional, mediante valorização das potencialidades endógenas de determinada região. O Professor Alexandre irá desenvolver seu projeto e assimilar as experiências presentes na Comunidade Autônoma de Andaluzia, com o intuito de promover a transferência de conhecimentos por meio de projetos a serem implementados no âmbito de abrangência da UnC, através de ações de extensão universitária em associação com diversos segmentos da sociedade, minicursos sobre a temática e oficinas com base na experiência espanhola. Algumas regiões já obtiveram o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, quanto ao valor patrimonial de seus bens agrários.

A Universidade do Contestado, com o apoio de seus cinco programas de pós-graduação stricto sensu, fomenta sistematicamente ações de internacionalização, destacando-se: incentivo à submissão de projetos de pesquisa a editais internacionais; apoio financeiro a pesquisadores da instituição para realização de estágios de pós-doutoramento em universidades estrangeiras; suporte financeiro para participação de professores e acadêmicos em eventos internacionais. Por conseguinte, a UnC vem se consolidando em nível internacional, em constante busca pelo conhecimento científico de vanguarda, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.