SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: novo modelo de ensino em tempos da COVID-19.


  • 28 de Setembro de 2020

O Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Desenvolvimento e Cidadania adaptou seu calendário de eventos em virtude da pandemia. No ano de 2019, o grupo organizou e desenvolveu o I Seminário de Educação, o qual abordou o tema Educação Especial, contando com a participação do diversos profissionais do segmento da Educação, Psicologia e Assistência Social dos municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre. Com o sucesso do evento ficou agendado para o ano de 2020 o II Seminário de Educação.

Considerando o momento atual da Pandemia, o evento permaneceu no cronograma de atividades do grupo de pesquisa, sendo adaptado para modalidade online remota, através da plataforma do Google Meet. As temáticas abordadas no II Seminário de Educação buscaram destacar sobre o momento atual da sociedade durante a pandemia, bem como os reflexos na área da educação.

A ideia foi abrir um espaço para debate com pesquisadores, acadêmicos e profissionais ligados, direta ou indiretamente à educação, motivados e interessados em problematizar a educação em relação à formação na sua plenitude, focalizando a dimensão humana numa perspectiva de um novo modelo de ensino gerado em tempos da COVID-19.

A programação foi composta por pesquisadores reconhecidos pela sua expertise na área, dentre eles a Doutora em Pedagogia, Mirian Guebert, professora titular do departamento de pedagogia da PUC Paraná. O Dr. Rafael Cristofoletti, Doutor em Educação pela Universidade Paulista, psicólogo e professor Adjunto do departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia.  A professora e coordenadora do curso de Psicologia da UnC, Jaquelini Conceição, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho.

O evento contou com a participação de profissionais da educação, saúde e também da área social dos municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre. Para a Diretora do Campus de Rio Negrinho, professora Amanda Carolina Buttendorff Rodrigues Beckers o evento “foi uma importante oportunidade de debate sobre o tema do ressignificar do ensino diante da pandemia e pode estreitar o diálogo entre docentes, discentes e comunidade acadêmica sobre o assunto”.