DIREITO: alunos vivenciam nas audiências simuladas o exercício profissional


  • 27 de Novembro de 2020

As audiências simuladas foram inseridas como uma das atividades obrigatórias de todos os Estágios do Curso de Direito e é realizada dentro da própria estrutura do Núcleo de Prática Jurídica do Campus, em Concórdia.  Através dela os acadêmicos podem compreender melhor o dia a dia dos operadores do Direito e vislumbrar quais as suas possibilidades futuras.

A professora Karyn Cristine Bottega Bolsi, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, explica que, considerando que a pandemia restringiu algumas atividades presenciais, a audiência simulada se torna ainda mais proveitosa. “A satisfação de ver o entusiasmo dos acadêmicos na defesa das suas teses e cumprindo cada um com o seu papel na audiência, demonstra que estamos no caminho certo oferecendo um estágio de qualidade aos nossos acadêmicos”, observa.

Para a acadêmica Ana Carolina Zanella Naibo, tão importante quanto a teoria, a prática jurídica, para os estudantes de Direito, aproxima da profissão e instiga a curiosidade e a busca em ser sempre melhor. “Ao fazer parte da audiência simulada eu pude notar em mim alguns aspectos que terei que trabalhar, tanto psicológicos como estratégicos, para que ao exercer minha profissão num futuro próximo eu obtenha mais êxito. Acredito que essa atividade acrescenta muito em nossa trajetória, pois apesar de estarmos ali como aprendizes, iremos levar todas as dicas e experiências para a nossa vida profissional. Confesso que depois dessa audiência simulada estou ainda mais ansiosa para o que o futuro me reserva. Agradeço imensamente a UnC, aos meus professores e ao curso de Direito por mais esta oportunidade”.

Já para a aluna Laura Mattielo Bollisa, a audiência simulada trabalhista foi de extrema valia, tendo em vista que com ela foi possível compreender como funciona o mundo jurídico atual, bem como a importância do advogado na defesa dos interesses dos indivíduos. “Participei da referida atividade como advogada do Reclamante e, com isso, tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o âmbito do Direito do Trabalho e, ainda, compreendi o quão fundamental são os procuradores e magistrados para que se obtenha uma solução favorável do litígio para ambas as partes”, destaca.

O acadêmico Lucas Lazzari comenta que a atividade prática foi desafiadora, porém proporcionou uma ampliação de conhecimento, trazendo a realidade enfrentada aos atuantes do meio jurídico para a sala de aula. “A minha sugestão, é que os simulados sejam contínuos na universidade, contribuindo como diferencial no conhecimento dos acadêmicos”.