PIVIC: Pesquisa aponta reflexos econômicos da verminose na ovinocultura


  • 15 de Março de 2021

A verminose causada por parasitas gastrointestinais é o principal problema sanitário presente nos rebanhos de ovelha.  Considerada um obstáculo para o desenvolvimento da ovinocultura por causar perdas econômicas devido à mortalidade, morbidade e baixa produtividade dos animais acometidos.

A doença atinge animais em qualquer idade, independente do sexo, mas é no periparto (espaço de tempo entre o pré-parto e as semanas seguintes ao parto) que o animal torna-se mais susceptível devido a fatores hormonais associados às necessidades nutricionais elevadas das ovelhas em final de gestação e durante a lactação. E, em busca de respostas para o problema, a acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da UnC, Naiana Borba Mayer, decidiu avaliar a prevalência de parasitas gastrintestinais no período de lactação, em matrizes ovinas, de uma cabanha localizada no município de Mafra.

Para realizar a pesquisa científica na prática, a estudante realizou coletas mensais de amostras de fezes das ovelhas para exames coproparasitológicos. O estudo integra o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC da UnC, em que Naiana foi selecionada como bolsista sob a orientação da professora Dra. Daniela Pedrassani. “Constatamos a alta prevalência de parasitismo nas ovelhas, diminuindo com o passar dos meses e uma diminuição acentuada após o desmame dos cordeiros. Mesmo desverminadas após o parto, as ovelhas apresentaram alto grau de parasitismo durante a lactação, porém até os animais com elevado OPG (Ovos por grama de fezes) não adoeceram. Isso nos mostra que, além de desverminar, é preciso oferecer uma boa nutrição às matrizes lactantes, pois uma ovelha bem nutrida possui naturalmente maior resistência às parasitoses”, explica Naiana.

De acordo com a professora, Dra. Daniele Pedrassani, o projeto é de suma importância porque a verminose é um dos principais entraves na produção de ovinos no Brasil e, principalmente, na região do Planalto Norte, ocasionando prejuízos com a morte de animais e com a queda nos índices produtivos. As ovelhas em lactação são um grupo mais vulnerável a sofrer com a verminose (ovelhas ficam muito magras, parem cordeiros mais leves e que às vezes morrem antes do desmame) e por isso foi com elas o nosso estudo. “Todas as ovelhas examinadas estavam com vermes no abomaso e/ou no intestino, a maioria com Haemonchus (que é um parasita hematófago). Como receberam anti-helmíntico nos períodos indicados e uma boa nutrição se recuperaram e os prejuízos decorrentes da verminose puderam ser minimizados”, explica.

A experiência como bolsista do PIVIC, diz Naiana, foi gratificante. “Ter o primeiro contato com a pesquisa científica, e entender a sua importância para a formação acadêmica e os benefícios que ela traz para a sociedade foi fundamental”, enfatiza. Naiana, inclusive, recomenda o PIVIC para outros acadêmicos, pois é uma oportunidade ímpar oferecida pela UnC, complementando a formação acadêmica.

SAIBA MAIS SOBRE O PIVIC

O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC incentiva as atividades de pesquisa nos Campi da Universidade do Contestado para estudantes vinculados a projetos desenvolvidos por pesquisadores sem percepção de bolsa ou incentivo financeiro.

O PIVIC oportuniza aos alunos de Graduação, modalidade e a distância, experiências no desenvolvimento de atividades de investigação científica, bem como promove a formação de recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

O PIVIC recebe exclusivamente candidaturas pelo pesquisador-proponente diretamente no Setor de Pesquisa de seu respectivo campus, cada pesquisador poderá submeter até dois projetos de pesquisa por ano.

Os pesquisadores-proponentes deverão:

  • Ser professores da UnC;
  • Pertencerem a um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;
  • Possuírem curriculum lattes devidamente preenchido e atualizado;
  • Serem avalizados pelo líder do Grupo de Pesquisa ao qual pertencem.

Os alunos deverão:

  • Estar regularmente matriculado em cursos de Graduação ou Pós-Graduação;
  • Dispor de 20 (vinte) horas semanais para execução das atividades propostas pelo projeto;
  • Possuir currículo lattes atualizado;
  • Participar das atividades de pesquisa da UnC como ouvinte e do Simpósio de Pesquisa, integralmente, com apresentação dos resultados de sua atividade de iniciação científica, sob forma de pôster e exposição oral.