Museu de Ciências Naturais é inaugurado em Concórdia


  • 20 de Setembro de 2021

O espaço foi financiado pelo Fundo Municipal de Direito Difuso, e integra o projeto da UnC EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE ? Programa institucional que comporta diversas ações ambientais desencadeadas pela Universidade. Com a abertura do Museu para visitação, a comunidade terá acesso animais silvestres da flora e da fauna regional.

A reitora Solange Sprandel da Silva disse que este é um momento histórico, pois Concórdia é o único município do Alto Uruguai Catarinense que disponibiliza à sociedade o Museu de Ciências Naturais. “O espaço é importante para a conscientização dos alunos, principalmente na capacitação dos professores, para que tenhamos de forma efetiva ações em prol da sustentabilidade”, afirmou.

O prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco, destacou a importância do Museu para a comunidade escolar, ampliando o conhecimento acerca da geologia e paleontologia, tornando-se um atrativo importante para a toda a região. “A parceria com a UnC, por meio do Fundo Municipal de Direitos Difusos, possibilitou o investimento de R$ 120 mil para viabilizar a implantação do Museu, gerando resultados positivos para toda a sociedade”.

O Museu de Ciências Naturais está estruturado em dois ambientes. O primeiro trata sobre as questões da Terra Antiga, desde a formação do Universo, Sistema Solar, Planeta Terra, Rochas, Minerais e a Paleontologia - com exposição de coleções naturais de rochas, minerais, fósseis e réplicas.

O Segundo ambiente trata da Biodiversidade. Este ambiente faz uma reflexão sobre a fauna e flora da região, os conflitos envolvendo a água doce e também retrata algumas questões sobre a vida marinha e a sua problemática. Estão expostos animais taxidermizados e exemplares de animais marinhos. O percurso cultural do Museu foi pensado em parceria com o Doutor Luiz Carlos Weinschütz Coordenador do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, localizado no Campus de Mafra.

 

Horário de visitação: 13h30 às 16h30 - de segunda a sexta-feira.

Agendamentos: E-mail museu@unc.br

Telefone: 34411033

 

 

Por Camila Candeia Paz

Jornalista UnC