Laboratório de Qualidade do Leite: serviço essencial à comunidade


  • 30 de Abril de 2020

O Laboratório Estadual da Qualidade do Leite – LabLeite da Universidade do Contestado, que oferece serviço essencial à indústria alimentícia, continua com as suas atividades transcorrendo normalmente.
Com atuação na prestação de serviço para as agroindústrias lácteas sob Serviço de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM); bem como também às agroindústrias ligadas aos Sistemas de Inspeção (SISBI/SUASA), o trabalho desenvolvido no laboratório é essencial, já que a indústria depende dos serviços laboratoriais para a captação do leite dos produtores rurais. Além disso, é realizado o monitoramento da qualidade do leite no transporte das propriedades até à indústria, bem como o monitoramento da qualidade da matéria prima durante sua permanência na indústria pelo tempo que anteceder o seu beneficiamento. “Os ensaios realizados pelo laboratório também ressaltam sua importância junto aos laticínios nos programas de pagamento por qualidade, onde a partir destes dados é atribuída à remuneração do produtor um valor adicional quando o leite produzido apresenta-se dentro dos parâmetros de qualidade”, destaca a Gerente da Qualidade e Responsável Técnica do Laboratório, Franciele Rampazzo Vancin.

PARCERIA COPERDIA
A Copérdia, segundo Flávio Durante, Gerente da área de Leite, sempre acreditou no trabalho do Laboratório da UnC. “A parceria é duradoura e fortalecida, sempre fomos agraciados com ótimos treinamentos aos nossos agentes de coleta de leite e também à equipe técnica do fomento. Com isso, o Laboratório contribui em muito no processo de melhoria da qualidade do leite, sendo referência na região”.
Localizado no Campus da UnC em Concórdia, o LabLeite UnC integra a Rede Brasileira de Laboratórios do Controle da Qualidade do Leite - RBQL, e atua diretamente no controle da qualidade da matéria prima. “Somos credenciados pelo MAPA e prestamos suporte analítico para a indústria alimentícia”, observa Franciele.
Os cuidados relativos ao Coronavírus estão sendo adotados em sua totalidade, explica Franciele. “Intensificamos a utilização de EPI's (luvas e máscaras) e realizamos a limpeza das caixas isotérmicas com álcool 70% no recebimento de amostras”.

QUALIDADE DAS ANÁLISES
Em média, o LabLeite recebe 23 mil amostras por mês de clientes dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná para a realização de análise de contagem bacteriana; contagem de células somáticas; o percentual dos teores da composição do leite (gordura, proteína, lactose, sólidos totais, extrato seco desengordurado, caseína) e ureia. O serviço é dividido em três linhas analíticas com o uso de equipamentos e insumos importados dos Estados Unidos e da Holanda, sendo duas linhas para determinação da contagem bacteriana e uma linha para determinação da contagem de células somáticas, composição centesimal e ureia.
A Reitora Solange Sprandel da Silva destaca que o Laboratório do Leite da UnC é o único no Estado de Santa Catarina credenciado pelo MAPA, acreditado pelo INMETRO e integrante da RBQL. “O nosso Laboratório realiza um trabalho fundamental, pois garante a qualidade do leite que chega à mesa de milhares de famílias diariamente. 

Por Camila Candeia Paz
Jornalismo UnC