II Simpósio "Os Caminhos para as Cidades Sustentáveis" discutiu tecnologias para a sustentabilidade na construção civil
- 3 de Dezembro de 2024
Com a missão de construir e difundir conhecimento, a Universidade do Contestado (UNC), através do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental, realizou nos dias 28 e 29 de novembro, o II Simpósio "Os Caminhos para as Cidades Sustentáveis", com a temática "Tecnologias para a sustentabilidade energética na construção civil". O evento foi realizado de forma hibrida, com palestras presenciais e transmitidas pelo canal da UNC no YouTube.
A programação iniciou com a palestra "Eficiência energética das edificações rumo ao Net Zero", com a Dra. Maria Andrea Triana. Na sequência, os participantes assistiram a palestra "Hidrogênio e sua Cadeia de Valor - Uma conexão com as energias renováveis", com a Me. Icoana Laís L. M. Martins. Encerrando o primeiro dia de evento, o professor Dr. Marcos Paulo Hirth, apresentou a palestra "Energia solar e mobilidade elétrica".
O segundo dia do Simpósio iniciou com a palestra "Transparência, designer e sustentabilidade energética: O caso dos fotovoltaicos da segunda e terceira geração", com a Dra. Mari Aurora Favero Reis. Em seguida, aconteceu a mesa redonda "Desafios e Oportunidades do Uso de Energias Renováveis no Brasil: Caminhos para um Futuro Sustentável", com Nataniel Jaszumbek, Alfredo Ruthes Neto e Luis Eduardo Guenther. Encerrando a programação, a Dra. Maiara de Jesus Bassi Gobara apresentou a palestra "Tecnologia fotovoltaica orgânica para a sustentabilidade urbana".
O evento contou com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC); da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Mafra (AEA-Mafra) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC).
Os artigos apresentados serão publicados em anais do evento e em e-book específico. A Universidade do Contestado segue promovendo ações que oferecem aos seus acadêmicos a oportunidade de construção de conhecimento, para além da sala de aula, seguindo sua visão de excelência em ensino, pesquisa e extensão.