Universidade do Contestado sedia o 6º Simpósio Internacional de Conodontes - ICOS


  • 19 de Dezembro de 2025

A Universidade do Contestado - UNC completa 55 anos, uma trajetória de referência em Ensino, Pesquisa e Extensão. Comprometida com o desenvolvimento científico, incentiva e integra ações de divulgação, promoção e atuação da ciência. Nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, a UNC sediou o 6º Simpósio Internacional de Conodontes - ICOS e XXVI PALEO PR/SC. 

O evento internacional, realizado através do Centro de Pesquisa Paleontológica da Universidade do Contestado - CENPALEO, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, reuniu pesquisadores de diversos países, como Brasil, Estados Unidos, França, Itália, China, México, Eslovênia, Portugal, Reino Unido, entre outros.

"Receber, em nossa universidade, pesquisadores de diferentes países, instituições e tradições científicas é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com a produção e a disseminação do conhecimento. Em um mundo marcado por transformações rápidas e desafios complexos, a ciência é um pilar fundamental para compreender nosso passado, orientar decisões no presente e construir caminhos sustentáveis para o futuro.", afirmou o Reitor e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, durante a abertura do evento.  

O ICOS é um simpósio internacional dedicado ao estudo dos conodontes - microfósseis marinhos amplamente utilizados na bioestratigrafia do Paleozóico e do Triássico, que também são importantes para a compreensão da evolução dos vertebrados e para estudos geológicos globais. O programa incluiu palestras, sessões científicas e excursões a afloramentos fósseis, além de oportunidades para socialização.

Historicamente, a primeira edição foi realizada em 2006 na Universidade de Leicester, no Reino Unido. Esta edição sucedeu a série de encontros europeus, sob o nome "ECOS - European Conodont Symposium" e transformou-a em um evento internacional, realizado em diferentes países e universidades.