Título Doutor Honoris Causa é concedido a João Raimundo Colombo


  • 8 de Dezembro de 2021

O Conselho Universitário da Universidade do Contestado (CONSUN - UNC) realizou nesta sexta-feira, 03, sessão solene com entrega do título Doutor Honoris Causa ao ex-governador João Raimundo Colombo.
No meio acadêmico da UNC, o título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da ciência, beneficiando a sociedade ou que tenham prestado relevantes serviços à universidade. É preciso que o homenageado tenha se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas, como na jurídica, na educação, nas artes, na literatura, na política ou promovendo a paz.
Por unanimidade do CONSUN, Raimundo Colombo foi escolhido para receber o título por ser um entusiasta e incentivador da implantação do primeiro curso de medicina no Planalto Norte.
Desde 2014, o curso estava sendo construído com projeto pedagógico e matriz curricular. O curso de medicina da UNC foi autorizado pelo decreto 1.103 de 28/03/2017 ? publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Em 29 de março de 2017, ocorreu a entrega do decreto com a presença do governador do Estado, na época, João Raimundo Colombo com a reitora Solange Sprandel da Silva. Atualmente, o curso está com nove turmas e mais de 300 alunos.
Durante a cerimônia, Colombo iniciou seu discurso falando sobre gestos. Para ele, a homenagem é um gesto de amizade da UNC. “Eu estendo esse título a todos os companheiros que trabalharam comigo durante a gestão. O acerto da Universidade do Contestado em buscar esse curso e do Governo do Estado em apoiar essa causa. Comemorando grandes vitórias”. Além disto, Colombo afirmou a importância de se investir na saúde, tendo em vista o aumento da população idosa no país.
A reitora Solange ressaltou a importância do curso de Medicina para a população do Planalto Norte. Na época, 75% dos médicos se concentravam na região litorânea em Santa Catarina. No Planalto Norte, os dados eram de 1,8 médico para 1000 habitantes.
Segundo Solange, o projeto do curso de Medicina só foi possível com apoio de pessoas que acreditaram no ensino de qualidade e na saúde para o Planalto Norte. “Um projeto quando inicia, o que dá vida e força é principalmente a vontade dos seus idealizadores, executores e apoiadores. O que as integra, sem sombra de dúvidas, é a afinidade de seus valores. E a natureza desses valores que estimula uma colaboração e garante que cada um de nós possa agir de acordo com interesse do outro. Se projetando como instrumento de conhecimento, de possibilidade de transformação. É por isso, entre todas as outras ações, é preciso reconhecer o trabalho interno e externo. Hoje nos reunimos para homenagear e agraciar João Raimundo Colombo pelas suas contribuições para educação superior e para saúde do Planalto Norte”, enfatizou a reitor Solange.

Homenageado
Filho de Casemiro Colombo e Tereza Fontana Colombo, João Raimundo nasceu em 28 de fevereiro de 55 em Lages (SC). Com 26 anos, iniciou a vida pública por se destacar no grupo de jovens da igreja católica.
Foi governador por dois mandatos. Em 2010, foi eleito em primeiro turno com 1.815.304 votos. Na sua reeleição em 2014, ainda no primeiro turno, conquistou 1.763.735 votos. Também foi senador, deputado estadual, deputado federal e três vezes prefeito do município de Lages.
Como senador, Colombo foi recordista em apresentação de projetos em 2009, com 175 proposições legislativas, entre projetos de lei, Propostas de Emenda à Constituição e requerimentos, sendo que 85% deles considerados de alto impacto econômico e social.
Em sua carreira política, Raimundo Colombo acumula experiências como Secretário de Estado, presidente de autarquias, a exemplo da CELESC e da CASAN. Entre suas principais bandeiras estão: fortalecimento do agronegócio, segurança pública, geração de empregos, infraestrutura, saúde e educação.