Presidente do CEE/SC recebe título Doutor Honoris Causa


  • 8 de Dezembro de 2021

O Conselho Universitário da Universidade do Contestado concedeu, por unanimidade, o título de Doutor Honoris Causa ao presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Osvaldir Ramos.

A cerimônia realizada no Campus da UNC em Concórdia na tarde de terça-feira, 07, reuniu a comunidade acadêmica e autoridades para prestigiaram a solenidade de entrega da mais alta honraria da Instituição às personalidades que se distinguem não apenas pelo saber, mas pelo legado construído para a evolução da sociedade. “Hoje, nos reunimos para homenagear e agraciar uma pessoa muito importante para a Universidade do Contestado e para a sociedade catarinense: o presidente do Conselho Osvaldir Ramos por sua contribuição com a educação básica, em especial, com educação superior de Santa Catarina, seja atuando como Secretário de Educação ou como conselheiro”, enfatizou a reitora.

Durante a trajetória da UNC no Conselho Estadual de Educação, principalmente no período de 2014 a 2020, tramitam no CEE/SC 65 processos de reconhecimento de curso com avaliação in loco, 120 processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, pós-graduação, incluindo o processo de recredenciamento da UNC. “Recebemos os ensinamentos, a base legal e aprovação em 185 processos. Durante esse período o CEE/SC esteve tutelado pelo nosso homenageado de hoje”.

Emocionado, o presidente do CEE/SC, Osvaldir Ramos, destacou que receber a honraria de Doutor Honoris Causa é algo marcante, principalmente porque são 45 anos dedicados à educação. “Passa um filme ao relembrar diversos momentos que me trouxeram aqui. Estou ainda mais feliz, porque recebo esta homenagem da UNC, uma instituição de ensino superior que tem desempenhado um papel fantástico em Santa Catarina”.

A cerimônia foi marcada pelo Ato de Outorga do título de Doutor Honoris Causa e entrega da pelerine da Universidade do Contestado ao homenageado, simbolizando a mais alta honraria no meio acadêmico.

 

TRAJETÓRIA

Osvaldir Ramos é graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina.  É funcionário efetivo da Secretaria de Estado da Educação desde 1977, iniciando suas atividades no Fundo Estadual de Apoio a Educação de Santa Catarina.

Na Secretaria de Estado da Educação e no Conselho Estadual de Educação, ao longo de 45 anos de trabalho, desempenhou inúmeras atividades e cargos, foi também Chefe de Gabinete do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Educação e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação.

Foi Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação; membro titular do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis e do Conselho Curador da Fundação Hermon.

Como Conselheiro do CEE/SC foi membro e Presidente da Comissão de Planejamento, membro das Comissões de Educação a Distância, Educação Superior e Secretário da Mesa Diretora. Participou de inúmeras comissões para credenciamento e reconhecimentos de cursos e instituições de educação superior.

Foi relator da Comissão Especial para Analisar, Estudar e Propor ações a partir do documento da OCDE.  Atuou como Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação ? Região Sul; e Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação. Atualmente é Avaliador do Ministério da Educação e Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

Por Camila Candeia Paz - Jornalista UNC