Estudante da UNC embarca para intercâmbio em Portugal


  • 19 de Janeiro de 2022

A Universidade do Contestado (UNC) incentiva o intercâmbio por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA). Novas vivências e troca de conhecimento são realizadas através de disciplinas e atividades de pesquisa e extensão que fazem parte do convênio da UNC com 16 universidades internacionais na América do Norte, América do Sul, Europa e África.

Desde 2015, os alunos da UNC podem buscar o intercâmbio para somar em sua formação para universidades nacionais e internacionais. Atualmente, há duas modalidades: In e Out. Na primeira, a UNC recebe estudantes de universidades conveniadas. Na modalidade Out, a UNC encaminha seus alunos para universidades conveniadas com possibilidade de aproveitamento dos créditos cursados. Conheça aqui o PMA: https://www.unc.br/pesquisa/internacionalizacao.

No campus de Mafra, a acadêmica de fisioterapia Mariana Jamille Zerguer Miguel embarcará no final de janeiro para estudar por seis meses na Universidade de Aveiro em Portugal. Em fevereiro, Mariana inicia as atividades que serão voltadas para estágios práticos (Estágio Clínico, Estágio Hospitalar e Estádio Educação e Saúde).

Para Mariana, que sonha em ser professora, o intercâmbio em Aveiro será um diferencial na sua formação. “Em Aveiro, o curso de fisioterapia é voltado para licenciatura ? meu maior sonho. Nos estágios, teremos casos clínicos para resolvermos. Acredito que me proporcionará uma experiência única”, afirma. Além disso, a universitária enfatiza o apoio que recebeu da UNC para a realização desse sonho. “Primeiro fiz tentativas para universidades espanholas, não deram certo. Fiquei no quase. E agora tive todo suporte da equipe da UNC para conseguir esse intercâmbio”.

A estudante do Campus Mafra é a primeira da unidade ingressar no PMA. Para participar, o universitário deve ter cursado no mínimo 25% e no máximo 70% do curso (no momento da candidatura); possuir o passaporte ou o agendamento na Polícia Federal para a confecção do mesmo; atender os requisitos exigidos pela instituição acolhedora, entre outros.