I Seminário Internacional reúne mais de 200 inscritos


  • 6 de Maio de 2022

O I Seminário Internacional sobre métodos qualitativos e quantitativos para análise e acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aconteceu nos dias 13 e 14 de abril de 2022, via canal do YouTube da Universidade do Contestado (UNC). O Evento teve aproximadamente 200 inscritos, e durante os dois dias mais de 700 pessoas assistiram às palestras no Canal.

A proposta do evento era estabelecer um diálogo entre países do Sul Global para conhecer e compreender as demandas sociais, econômicas e ambientais em suas dimensões locais, regionais e territoriais. Também propõe avançar na internacionalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelas instituições envolvidas. Além disso, o evento permitiu o debate sobre os métodos qualitativos e quantitativos para a análise dos ODS. A ideia de organização do evento surgiu a partir das discussões de um grupo de estudos sobre os ODS que envolve instituições de ensino brasileiras e a Universidade Licungo – Moçambique. No primeiro dia, a abordagem foi sobre os métodos quantitativos, com os palestrantes: Marcos Paulo Dhein Griebeler e Paulo Zebo Bulaque, mediadas pelo Prof. Tiago Tendai Chingore. Já no segundo dia, palestraram as professoras Cintia Neves Godoi e Mari Aurora Favero Reis, com a temática dos métodos qualitativos, e mediação do Prof. Marcus Vinícius Mariano de Souza.

O evento contou com a participação de estudantes do Brasil e de Moçambique. As instituições organizadoras foram a Universidade do Contestado (UNC), com os Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA) – Campus Concórdia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Campus Canoinhas, e as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), com o Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Além disso, o evento conta com o apoio das seguintes instituições:

  • - Centro Universitário Alves Faria (Unialfa). Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional.
  • - Universidade Licungo (UniLicungo). Faculdade de Letras e Humanidades – Moçambique.
  • - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM).