Elaboração de Plano de Recursos Hídricos reúne comunidade em Canoinhas


  • 9 de Maio de 2022

O meio ambiente e a preservação da bacia do Rio Canoinhas foram temas do evento realizado na última quinta-feira, 05, no campus de Canoinhas da Universidade do Contestado. O evento reuniu diversos órgãos e entidades para a "Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio Canoinhas e afluentes catarinenses do Rio Negro". Atualmente, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro está construindo o prognóstico e a apresentação do plano de ações. O trabalho, nessa etapa, está sendo coordenado pelo professor da Universidade do Contestado (UnC), Jairo Marchesan. Ele teve projeto aprovado para essa finalidade em edital espec?fico lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econ?mico Sustentável (SDE) de Santa Catarina, por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Canoinhas.

O reitor da UNC e presidente da FUNC, Luciano Bendlin, destaca que a elaboração do plano é importante para a pesquisa de forma em geral, para o meio ambiente e para as gerações futuras. Também ressalta a imporância de parcerias com a Fapesc, que auxilia no desenvolvimento de pesquisas cientificas com grande relevância social.

Conforme o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, o objetivo é apresentar a estrutura do Plano de Recursos H?dricos, as etapas de elaboração e os primeiros resultados do prognóstico à comunidade da bacia hidrográfica. "A elaboração do Plano de Recursos Hídricos deve ser um processo participativo e transparente, por isso estão previstos eventos, oficinas e audiência pública", explica. Segundo ele, a divulgação desse cronograma tem como meta potencializar a participação dos diferentes segmentos da sociedade na discussão.

Plano de Recursos Hídricos

O Plano de Recursos Hídricos é um documento programático para a bacia hidrográfica, que orienta o planejamento do uso, recuperção, proteção e conservação dos recursos hídricos. As etapas de elaboração envolvem a realização de um diagnóstico da situação dos recursos hídricos (fase já executada no caso da Bacia do Canoinhas e afluentes do Rio Negro), de um prognóstico, que é a projeção das necessidades, e de um plano de ações. Este último envolve os programas e projetos a serem executados para que a demanda por recursos hídricos, em quantidade e qualidade, seja atendida de acordo com as prioridades elencadas pela comunidade da bacia e os múltiplos usos da água. Para a última etapa de desenvolvimento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinense do Rio Negro o Estado investir cerca de R$ 750 mil. A elaboração do plano é acompanhada, e o documento final deverá ser aprovado, pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica.