UNC realiza o lançamento da Jornada Contra a Corrupção


  • 13 de Maio de 2022

A Universidade do Contestado realizou o lançamento da Jornada Contra à Corrupção na terça-feira, 10, com diversas ações em toda universidade. Com a participação de mais de 300 pessoas, o lançamento oficial ocorreu com palestra de abertura ministrada pelo Dr. Deltan Dallagnol.

A Jornada Contra à Corrupção teve palestra de abertura, Roda de Conversa dos diretores de campus e coordenadores de Direito e Debate and Learn - postcast em inglês.

Para o reitor da UNC e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, a educação transforma as pessoas, que farão a diferença nas organizações e municípios a que pertencem. "As ações voltadas para ampliação do combate contra a corrupção são uma semente para os alunos se tornarem agentes transformadores e multiplicadores na luta contra a corrupção", enfatizou o reitor Luciano Bendlin.

Durante a palestra, mais de 300 pessoas participaram é desde alunos, professores, coordenadores, diretores e comunidade em geral. Dallagnol explicou sobre a legislação brasileira para crimes de corrupção e atual cenário do país. Também apresentou reflexões sobre a importância das ações no dia-dia.

A estudante de direito da 9ª fase Nicoli Fernandes Farias viu a palestra como uma oportunidade. Para ela, receber uma figura de notório renome à algo que deve ser aproveitado por não acontecer com frequência. "Fiquei muito surpresa com os dados apresentados, os fatos descritos e em saber um pouco de como o mecanismo da corrupção sistêmica funciona. Saí de lá motivada a fazer a diferença, mesmo que em pequenas atitudes, pois a soma de pouco a pouco pode mudar o mundo", explicou Nicoli.

Além da palestra, a estudante Sabrina Kaliski Souza, da 5ª fase, participou do podcast em inglês "Debate and Lear" coordenado pela professora Patrícia Minini Wechinewsky e que ocorre desde 2021. "Acreditamos que não é vantajoso nos limitar apenas aos falantes do português, queremos expandir e nos tornarmos cada vez profissionais mais capacitados", contou Sabrina. O entrevistado foi o palestrante da noite. A conversa será disponibilizada no canal do youtube da UNC.

A próxima etapa da Jornada Contra a Corrupção compreende em um curso gratuito para alunos e professores da UNC. As inscrições, totalmente gratuitas, ocorrem até dia 24 de maio pelo link unc.br/jornada.