Tribunal do Júri Simulado é realizado na UNC campus Mafra


  • 1 de Julho de 2022

“A Universidade do Contestado (UNC), em todas as graduações disponibilizadas, prioriza o conhecimento teórico aliado ao prático, proporcionando aos seus alunos uma carreira profissional de maior sucesso e ainda mais segurança no momento de atuar dentro da área escolhida”, destaca o reitor da UNC e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin.

Com este intuito, o curso de direito campus Mafra realizou na última segunda-feira (27), o “Tribunal do Júri Simulado”. O projeto busca proporcionar ao acadêmico o contato com a prática simulada do advogado que atua na esfera criminal.

“O projeto do júri simulado é de extrema importância para aliar o ensino da teoria à prática jurídica. Este projeto, em especial, é desenvolvido integralmente pelos acadêmicos, isso significa que o professor sai do centro e deixa para o acadêmico construir a sua linha, seja de defesa ou acusação”, explica a coordenadora adjunta do curso de Direito da UNC Mafra, Patrícia Minini Wechinewsky Guerber.

O Júri Simulado teve como base um caso real ocorrido na década de 50 na região e que passou por adaptações para a simulação. Na oportunidade, participaram alunos da sétima fase no papel de juíza, promotora e advogada. Já o corpo de jurados foi composto, em sua maioria, por acadêmicos da primeira fase.

A aluna da sétima fase de direito, Keylla Kelly Carlin, participou como advogada e destaca que projetos como este contribuem para formar profissionais com boa oratória e senso crítico, características indispensáveis para os profissionais do direito. “Estar defendendo uma pessoa pela primeira vez, ainda que em um júri simulado, foi  uma sensação inexplicável a qual jamais irei me esquecer, essa experiência só fez reforçar minha paixão pela profissão. Projetos dessa natureza são muito importantes para os acadêmicos, nota-se que com essa programação pudemos estar aprendendo a matéria de direito processual penal na aplicação”, complementa a aluna.

A iniciativa reforça o compromisso da UNC em construir e difundir conhecimento, através do ensino, pesquisa e extensão.