Aula Inaugural marca início do internato da terceira turma de medicina


  • 29 de Julho de 2022

O entusiasmo em aprender na prática tomou conta da Terceira Turma do curso Medicina da Universidade do Contestado (UNC), campus Mafra. Na última segunda-feira (25), foi realizada a aula inaugural do internato. Agora os acadêmicos irão vivenciar dois anos de aprendizados em unidades de saúde de Mafra/SC e Rio Negro/PR. O primeiro local é o Hospital Regional São Vicente de Paulo (HRSVP).

“Desta forma, a Universidade do Contestado reafirma um de seus principais compromissos: promover um ensino de excelência para seus alunos. O convênio com o Hospital São Vicente de Paulo e demais unidades de saúde é realizado para desenvolver o potencial máximo dos nossos alunos”, reafirmou reitor da UNC e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin. 

A partir da 9ª fase até o último ano de curso, 12ª fase, os universitários realizam o internato. Durante os próximos dois anos, serão 2700 horas de internado, passando por quatro etapas divididas em 11 módulos.

Segundo a diretora do campus Mafra e coordenadora do internato ambientes hospitalares, Pollyana Pawlowytsch, o programa do internato traz um grande enriquecimento na formação do aluno. “É o momento que ele inicia a prática de todos os conhecimentos adquiridos durante o período de aulas. Fica evidente a empolgação por esse momento que esperaram tanto”, enfatizou. 

A universitária Letícia Vensão, natural de Porto União, afirma que a expectativa é grande para iniciar o internato. Após uma média de 4200 horas/aula, Letícia deseja aplicar tudo que foi ensinado. “Creio que o nosso aprendizado vai ser muito além da medicina, vamos aprender a conviver com pessoas, a importância da relação médico-paciente, do trabalho em equipe, vivenciar as dores e alegrias de pacientes e familiares e aprender a ser empáticos e mais humanos”, destacou Letícia. Outro ponto forte enfatizado por Letícia foi o ambiente de ensino do HRSVP que está muito bem estruturado, com instalações novas. 

Durante a aula inaugural, o diretor administrativo do HRSVP, Dário Clair Staczuk, também marcou presença.