Acadêmicos de Direito participam de palestra sobre feminicídio em Rio Negro


  • 1 de Agosto de 2022

A Universidade do Contestado, priorizando um ensino de excelência que vai além das salas de aula, participou da palestra ‘Queremos Todas Vivas: o feminicídio pelo olhar de uma médica legista’. O evento ocorreu na última terça-feira (26), no ASSERINE, e contou com a participação dos acadêmicos da quarta e oitava fase do curso de Direito da UNC campus Mafra.

Para ministrar a palestra, a médica legista Drª Maria Letícia Fagundes, procuradora da mulher na Câmara Municipal de Curitiba, contou sobre sua experiência de quase 30 anos de atendimento com mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e de gênero.

Os professores do curso acompanharam os alunos e participaram do evento. Segundo a coordenadora adjunta do curso de Direito, Patricia Minini Wechinewsky Guerber, ampliar o debate sobre feminicídio é de extrema importância para toda a sociedade e os estudantes de Direito puderam participar de uma explanação rica de conceitos e da prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Entre os participantes, estava a acadêmica Ana Paula Oleskovicz. “Toda menina/mulher deveria assistir essa palestra para ter informações. A culpa não é da vítima, sim do agressor”, enfatizou. Após viver uma relação marcada pela violência doméstica, Ana Paula destacou a importância de momentos como o da palestra para formação individual e pessoal. Agora, ela está se reinventando com a graduação de direito e buscando transformar sua vida através do conhecimento.

O evento foi promovido pela Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo de Rio Negro com apoio do Grupo Soroptimista.

Desta forma, a UNC reforça o seu compromisso em formar cidadãos comprometidos com o conhecimento e a sociedade.